Menstruação

O primeiro dia de um ciclo menstrual é sempre o primeiro dia de sangramento. Pequenas manchas não são necessariamente o início da menstruação seguinte, pois também podem ocorrer durante a ovulação.

Uma menstruação normal dura entre 3 a 5 dias.

O último dia do ciclo menstrual é sempre o dia anterior ao recomeço do sangramento.


A duração dos ciclos é variável

Qualquer ciclo entre 23 e 35 dias é considerado como tendo uma duração medicamente normal.

A duração do ciclo varia naturalmente durante a vida fértil da mulher, tendendo a tornar-se mais estável entre os 20 e os 45 anos.


A ovulação é flutuante

O corpo liberta uma mistura bem equilibrada de hormonas naturais para induzir ou impedir o crescimento de folículos e iniciar a ovulação. Este equilíbrio hormonal perfeito na fase folicular antes da ovulação está sujeito a inúmeras influências.

É por esse motivo que o dia da ovulação pode variar significativamente de ciclo para ciclo. Os estudos confirmam repetidamente que a ovulação no dia 14 ou 15 do ciclo acontece apenas num em cada 4 ciclos.


A ovulação ocorre 10 a 16 dias ANTES da menstruação

Como Knaus e Ogino verificaram, a maioria das mulheres com um equilíbrio hormonal saudável tem uma média de 13 dias entre a ovulação e a menstruação. Esta fase lútea muito estável é dominada pela progesterona, a hormona da gravidez.


As fases do ciclo menstrual

Embora a duração dos ciclos e o dia da ovulação possam variar significativamente, cada ciclo fértil tem 4 fases típicas.

As 4 fases dos ciclos menstruais

Analisemo-las em maior pormenor:

Fase folicular infértil

Esta fase altamente variável começa no primeiro dia da menstruação (M). Os primeiros 5 dias são seguramente inférteis em mais de 99% de todos os ciclos. O número total de dias seguramente inférteis depende de muitos fatores.

Fase folicular fértil

Nos 5 dias férteis antes da ovulação, as temperaturas são baixas e o colo do útero está mole e aberto. O corrimento, agora viscoso, alimenta e protege os espermatozoides. Só nestas condições é que os espermatozoides conseguem sobreviver 3 a 5 dias enquanto aguardam pela ovulação.

Ovulação

A ovulação acontece no primeiro dia de temperaturas mais elevadas ou num dos 2 dias anteriores. Após a ovulação, o óvulo sobrevive apenas durante 12 a 18 horas. O aumento maciço de progesterona que se segue impede novas ovulações.

Fase lútea infértil

A progesterona fecha o colo do útero, seca o corrimento e os espermatozoides deixam de conseguir sobreviver. Mas apenas a alteração de temperatura típica a que se seguem temperaturas mais elevadas estáveis indica que a ovulação ocorreu de facto e que a fase infértil começou.


O Lady-Comp sabe tudo isto

A análise de um ciclo regular é muito divertida e relativamente fácil de aprender. Mas o que dizer dos ciclos loucos, inférteis ou irregulares?

É aqui que a experiência e o conhecimento de mais de 100 000 ciclos menstruais são necessários para detetar a ovulação e os dias inférteis seguros. E é isto que o Lady-Comp pode fazer por si de forma muito rápida e fácil.

Portanto, da próxima vez que a menstruação se atrasar, saberá exatamente se está grávida ou se foi apenas a ovulação que se atrasou um pouco.