Sentir a ovulação

Algumas mulheres sabem exatamente se e quando ovularam porque sentem uma ligeira dor antes ou durante a ovulação.

O folículo, o "óvulo", cresce até ter um tamanho de 22 mm nos ovários. Isto pode causar alguma pressão evidente. Durante a ovulação, a "casca do óvulo" parte-se e a "célula do óvulo" é suavemente libertada ao longo de 15 minutos para a extremidade superior da trompa, juntamente com algum líquido. Se a trompa não estiver bem ligada à volta do ovário, algum deste líquido pode fluir para o útero e causar uma dor específica.

Contudo, a maioria das mulheres tem de recorrer a outros meios para observar o seu estado de fertilidade atual.


Observar os sinais de fertilidade

Para além da menstruação e da dor da ovulação, há diversos sinais de fertilidade, como as alterações de humor e alterações no colo do útero, no corrimento e nos seios que as mulheres podem observar durante o ciclo.

Observar e registar as alterações típicas do padrão do corrimento ajuda muitas mulheres a confirmarem o seu estado de fertilidade.

Antes da ovulação, poderá haver alguns dias inférteis em que não se nota qualquer corrimento. O colo do útero está fechado e as temperaturas podem ser variáveis. Esta é a parte variável do ciclo. A observação, por si só, não é suficientemente segura como método contracetivo. O último dia de infertilidade segura é sempre determinado pelo dia mais precoce de ovulação durante o último ano.


Usar o seu poder de fertilidade

Na preparação para a ovulação, é libertado cada vez mais estrogénio. O corrimento fica líquido e elástico, o colo do útero abre-se e fica mais mole e, com frequência, as temperaturas baixam para um nível inferior, como um vale. Assim que notar corrimento, deve pressupor que está fértil!

Muitas mulheres ficam muito faladoras e ativas e sentem-se sensuais durante os dias férteis. Utilize este poder criativo para iniciar novos projetos, fechar negócios, apaixonar-se, conceber filhos ou mostrar o seu amor de novas formas criativas.


Construir o ninho

Assim que a ovulação termina, o corpo prepara-se para ter um bebé, criando um lugar quente e acolhedor.

Para proteger contra uma possível gravidez, as portas de entrada são agora bloqueadas: o corrimento fica mais espesso, o colo do útero fecha-se e fica mais rígido e os espermatozoides já não conseguem sobreviver na vagina ácida e hostil. Uma indicação fiável de que não se trata apenas de uma pausa devida a influências como stress, choque ou doença é apenas a clara e imperturbável elevação da temperatura.

No caso dos casais que optam pela abstinência durante os dias férteis, este é o tão aguardado momento de fazerem amor livremente. E como tudo o que é raro e especial, o reencontro valeu a espera.

Após a ovulação, muitas mulheres sentem os peitos maiores e adoram fazer tarefas, limpar a casa ou descansar um pouco com um bom livro no sofá.


O que é que o Lady-Comp faz por si?

Torna a monitorização da fertilidade divertida e rápida


Registar a temperatura

Monitorizar os sinais de fertilidade nem sempre é fácil, especialmente para quem não está habituado. No início, pode parecer demorado e confuso. Começar pelo registo da temperatura é uma forma fácil de entrar no mundo da monitorização da fertilidade, permitindo-lhe sentir-se segura e confiante desde o primeiro dia.

Depois de usar o Lady-Comp durante algum tempo, começará automaticamente a notar as alterações no corrimento, no humor e nos seios e a forma como estas se correlacionam de perto com as luzes do Lady-Comp.


Registar os sinais de fertilidade

Para as mulheres que querem registar não só a temperatura diária, mas também os respetivos sinais de fertilidade (ou qualquer outra coisa, não importa o quê), recomendamos o Lady-Comp e o Lady-Comp baby.

Em ambos os dispositivos, é possível configurar e introduzir até 5 notas individuais referentes aos últimos 3 dias. Estas são depois discretamente codificadas com um número no indicador diário da fertilidade no ecrã.


Registar as vezes que fez amor

Quer saber retrospetivamente quando é que fez amor nos seus dias férteis? O Lady-Comp baby permite-lhe registar as relações sexuais de até há 3 dias.

Verá um pequeno coração no indicador diário da fertilidade e no calendário da menstruação, que podem retroceder no ecrã até 360 dias.

<

Voltei a ter confiança nas minhas observações

Depois de três gravidezes seguidas, o Lady-Comp ajudou-me a conhecer melhor o meu corpo e a voltar a ter confiança nas minhas observações.

Marie-Eliane